ENEM

Inep divulga cartilha com orientações para a redação do Enem

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 07/10/2016 às 11:48
Redação do Enem_Cartilha do Participante FOTO:

Para garantir bom desempenho na redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é necessário que o fera conheça bem a metodologia de avaliação da prova. Com esse fim, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, na quinta (6), uma cartilha com instruções detalhadas sobre todas as competências avaliadas no texto dissertativo-argumentativo.

O manual ainda traz três redações que alcançaram a nota de máxima de 1.000 pontos nas edições do Enem de 2013 (tema: "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil") , 2014 (tema: "Publicidade infantil em questão no Brasil") e 2015 (tema: "A persistência da violência contra a mulher no Brasil), com comentários e instruções baseadas nas competências exigidas. Para conferir o documento, acesse aqui.

Competências

São cinco ao total, e cada uma determina seis níveis de desempenho com pontuações que vão de 0 a 200. A saber:

1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

4 - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

5 - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

...

Ao Blog Vestibular NE10, o professor de redação Júlio Pimentel explicou cada uma dessas competências. Confira ;)

Com informações do site do Inep.