ENEM

Inscrições para vestibular 2017.1 do IFPE começam na próxima segunda

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 04/10/2016 às 16:09
HS201211468 FOTO:

O período de inscrições para o vestibular 2017.1 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) já foi definido: começa na próxima segunda-feira (10) e segue até o dia 3 de novembro. A divulgação foi feita nesta terça-feira (4) pela instituição, que anunciou a abertura de 4.746 vagas distribuídas entre os 16 campi e sete polos de educação à distância. Metade das vagas são reservadas para candidatos oriundos da rede pública de ensino.

Para fazer a inscrição, os interessados devem acessar o site da comissão de vestibulares da instituição. O custo é de R$ 25 para cursos técnicos e R$ 50 para cursos superiores. O pagamento deve ser feito nas agências do Banco do Brasil até o dia 04 de novembro. As provas serão realizadas no dia 27 de novembro e a divulgação da lista de aprovados é prevista para o dia 19 de dezembro.

Para os cursos superiores, 1.243 vagas são ofertadas através do processo seletivo. No IFPE, há opções de cursos como Design Gráfico, Turismo, Agroecologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de Engenharias, Licenciaturas e Bacharelados nas mais diversas áreas. Neste ano, a novidade é a criação de dois novos cursos superiores: Engenharia Mecânica (campus Recife) e Engenharia Elétrica (campi Garanhuns e Pesqueira).

Isenção da taxa de inscrição

Podem solicitar gratuidade de inscrição aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, oriundos de escolas públicas, bolsistas de escolas privadas e egressos de programas como o Mulheres Mil e o Proifpe. O pedido deve ser realizado através do site da comissão de vestibulares do IFPE até a quinta-feira da próxima semana (13).

Depois, o candidato deve procurar o campus onde pretende concorrer à vaga, no período de 10 a 14/10, das 9h às 12h e das 14h às 17h, para entregar a documentação exigida. A lista dos contemplados com a isenção será divulgada no dia 18 de outubro. Quem conquistar a isenção já estará automaticamente inscrito no vestibular.

Outras informações

ACESSIBILIDADE - Aqueles candidatos com deficiência motora, visual, auditiva ou cognitiva podem solicitar a aplicação da prova em condições especiais. A CVEST pode disponibilizar, por exemplo, um fiscal para marcação do gabarito, uma versão da prova com fonte ampliada, um ledor para prova ou mesmo um intérprete de Libras. Para realizar a prova em regime especial, basta apresentar requerimento, disponível no Manual do Candidato, e entregá-lo devidamente documentado com atestado médico contendo diagnóstico e CID (Código Internacional de Doenças) no período de 10/10 a 04/11.

SEGUNDA ENTRADA - A seleção para os cursos superiores e técnicos subsequentes com início no segundo semestre será feita via SiSU e SiSUTec, respectivamente, a exemplo das 40 vagas oferecidas para o curso de engenharia elétrica no campus Pesqueira.

Mais informações você confere no edital ou através do telefone da Cvest: (81) 2125-1724.

*Foto: Hélia Sheppa/JC Imagem.