ENEM

Faltando pouco mais de 30 dias para o Enem, como se preparar?

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 24/09/2016 às 10:08
the-thinker-489753_1280 FOTO:

Em pouco mais de 30 dias, cerca de 8,6 milhões de pessoas farão o Exame Nacional do Ensino  Médio (Enem). E nessa reta final, é hora de mudar o ritmo de estudos. Procure revisar assuntos, ficar bem informado sobre os temas da atualidade e trabalhe mente e corpo.

Com maiores detalhes, confira as quatro dicas que a startup de educação Stoodi reuniu para você que já conta os dias para encarar as provas. ;)

LEIA MAIS

¡Hola! ¿Qué tal? Confira dicas para a prova de espanhol do Enem

6 erros que passam despercebidos na hora de estudar

Série de exercícios ajuda a render melhor nos estudos

1. Priorize as revisões

O importante nessa fase é rever o conteúdo e resolver edições anteriores do exame. Assim, será mais fácil se familiarizar com a linguagem para conseguir um melhor desempenho. Aproveite para dar uma olhada em algum assunto em que, de repente, você ainda não se sente seguro.

2. Tenha em mente o perfil interdisciplinar do Enem

Faça conexões entre as disciplinas para entender como aquele assunto influencia em seu dia a dia. Por exemplo, na hora de escrever uma redação sobre a lei seca, lembre-se dos princípios biológicos de como o álcool reage no organismo humano. A partir desse ponto, faça relação com as normas de convivência em sociedade, assim como os limites e o respeito pela liberdade...

3. Mantenha-se bem informado!

Com tanta coisa acontecendo nos cenários político, econômico e social, fica até difícil acompanhar tudo. Mas manter-se atualizado sobre o que acontece no mundo é muito importante. Você precisará dessas informações para resolver as questões de atualidades e para formar seu repertório de redação. Apresentar dados de fontes confiáveis é a forma mais simples de fundamentar uma opinião e sustentar um argumento.

4. Busque o bom condicionamento do corpo e da mente

De nada adiantará o esforço de todo o tempo dedicado aos estudos se você entrar em desespero. Um psicológico equilibrado, com muita tranquilidade e confiança é diferencial na hora de realizar qualquer prova - principalmente no caso do Enem que requer muita concentração e interpretação de texto. Exercite-se e relaxe, mas mantendo o foco!