ENEM

6 erros que passam despercebidos na hora de estudar

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 20/09/2016 às 19:40
Pessoa estudando FOTO:

Atenção, fera! Erros que você nem percebe podem estar colocando muita coisa a perder durante os estudos. São hábitos que atrapalham o raciocínio, a concentração e o armazenamento de informações. Claro, cada um adota o processo que melhor funciona para o próprio rendimento, mas vale refletir sobre os seis itens que listamos aqui sob consultoria do especialista em neuroeducação, Rodolfo Cunha e o coach Hélio Pereira.

1. Ouvir música na língua nativa

headphones-925789_1280

Se você costuma estudar ouvindo MPB, precisa entender melhor o que acontece ao lado esquerdo do seu cérebro. Ele é o responsável pelo processamento lógico e a língua natural, ou seja, informação e música sobrecarregam um lado só, enquanto o direito fica ocioso, bastante suscetível ao mínimo estímulo externo. A dica é: opte pelos internacionais. ;)

2. Demorar demais para estudar um assunto que viu na aula

teaching-661748_1280

Viu o assunto na aula em um dia, passou esse dia todo no Netflix, dormiu... perdeu. Como você não buscou fixar determinado tema - o que pode ser feito através de exercícios, por exemplo - as informações repassadas na hora da aula não foram armazenadas no córtex cerebral durante o sono.

É como a memória RAM do seu computador. Se você desliga sem passar o que produziu para o HD, todas as informações são perdidas. O ideal, então, é: "viu o assunto em um dia, estuda no mesmo dia".

3. Ler em superfícies que emitem luz

macbook-1280687_1280

Ok, não é como se fosse um erro dos grandes, mas segundo Rodolfo "existe um discussão a partir de estudos da comunidade científica" que indicam que o cérebro tem maior dificuldade de fixar informações com a leitura a partir de computadores, celulares, tablets...

Se você percebe alguma diferença, pode ser uma boa recorrer mais aos livros ou diminuir a intensidade da luz do seu e-reader.

4. Digitar ao invés de escrever à mão

startup-593324_960_720

Estudos realizados por cientistas de diversas universidades, como a de Princeton, nos Estados Unidos, indicam que escrever à caneta ou lápis "acende" mais áreas do cérebro relacionadas ao processo de armazenamento de informações que o ato de digitar. Escrevendo à mão, tendemos a nos concentrar nas informações essenciais para reorganiza-las em seguida, o que favorece o aprendizado.

"Ah, mas sinto dor quando escrevo demais". A gente te ajuda. Fica ligado nos exercícios que você pode fazer para aliviar a tensão nos dedos.

5. Estudar sem parar durante longas horas

clock-673903_1280

Depois de 30 minutos estudando o cérebro pede penico. Passado esse tempo, é hora de descansar durante 10 minutos, fazendo alguma coisa que não seja mexer no WhatsApp ou Facebook. Ou então mude a disciplina estudada.

6. Repetir ou pensar coisas como "não vou conseguir", "isso é difícil demais para mim".

Xii não vai rolar

Se você começa os estudos já duvidando da própria capacidade, a tendência é a diminuição do esforço por conta da desmotivação. A dica é pensar mais além no momento em que chegam pensamentos negativos na mente. "Substitua a negatividade pensando em conquistas passadas e na boa sensação que você sentirá ao entender determinado assunto, sugere o coach Hélio Pereira.

LEIA MAIS

Coaching como estratégia para melhorar o desempenho no Enem

3 técnicas para escapar da procrastinação e administrar melhor o tempo

Confira dicas e relatos de quem se prepara por conta própria para o vestibular