ENEM

Química: cinco assuntos em que o fera deve estar ligado no Enem

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 16/09/2016 às 14:56
Alexandre-Gondim-020113120 FOTO:

O professor de química do GGE, Pietro Santiago, dá orientações sobre assuntos que aparecem com frequência na prova de ciências da natureza e suas tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira e mande ver nos estudos ;)

1. Cálculos Estequiométricos

Foto: Reprodução/Internet. Foto: Reprodução/Internet.

Segundo Pietro, esse é o campeão de frequência nas questões do Enem desde 2009, quando o exame se tornou processo avaliativo para entrada nas universidades públicas. "Deve-se ter atenção a todos os tipos de relações nos cálculos de estequiometria, como massa/massa, massa/mol, massa/volume e mol/mol. Além disso, o fera deve ficar atento aos conceitos de 'pureza' e 'rendimento', aponta o professor.

2. Identificação de funções orgânicas

Foto: Reprodução/Pixabay.

"O fera deve olhar para o compostos orgânicos e já identificá-lo a partir do grupo funcional presente em sua estrutrura", aconselha Pietro. São 12 as funções orgânicas: hidrocarbonetos, álcoois, fenóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, éteres, aminas, amidas.

LEIA MAIS

4 canais do Youtube para dar uma forcinha nos estudos

Fique ligado nos assuntos de sociologia que devem cair no Enem e SSA3

Terrorismo globalizado e crise climática são assuntos que devem cair no Enem

3. Termoquímica

Smoke factory

Para o Enem, o fera deve estar afinado nos cálculos para descobrir a chamada "variação de entalpia" - ou ?H para os mais íntimos. "O assunto é abordado de forma bem interdisciplinar. O estudante pode se deparar com questões que abordem a quantidade de energia liberada com a emissão de poluentes", explica Pietro.

4. 30 anos do desastre de Chernobyl

monument-1062297_1280

Em abril deste ano, o pior acidente nuclear da história, ocorrido na Ucrânia, completou três decadas. "Relacionado a radioatividade, o Enem pode apresentar questões sobre decaimento, fissão e fusão nuclear, além de itens que peçam cálculos do tempo de meia-vida", aponta Pietro.

5. Propriedades dos compostos orgânicos

a-glass-of-210632_1280

De acordo com Pietro, o fera deve estar atento aos princípios de polaridade, solubilidade e ponto de ebulição. "O Enem adora trazer questões para determinar se tal composto é hidrossolúvel e lipossolúvel", complementa.

Foto da imagem destaque: Alexandre Gondim/JC Imagem.