ENEM

Youtuber resume clássicos da literatura em 1 minuto

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 06/09/2016 às 16:17
Rafael Bicalho_Youtube_Reprodução FOTO:

Com informações do Estadão Conteúdo

"Dom Casmurro", "Quincas Borba", "A Hora da Estrela"... O vestibulando já deve estar familiarizado com muitos dos clássicos da literatura nacional exigidos pelas universidades. Familiarização que, muitas vezes, não passa da leitura de resumos na internet. E o livro mesmo fica encostado na estante, sofrendo o preconceito de ter uma linguagem "pesada".

Pensando então em incentivar a leitura dessas obras, o youtuber brasiliense Rafael Bicalho recorreu também ao resumo, mas de maneira mais divertida e interativa. Fez caber em vídeos de um minuto histórias de obras como "O triste fim de Policarpo Quaresma", "O auto da compadecida", "Meu pé de laranja lima", entre outros.

LEIA MAIS

5 filmes na Netflix para estudar grandes conflitos bélicos e sociais

Fique ligado nos assuntos de sociologia que devem cair no Enem e SSA3

Terrorismo globalizado e crise climática são assuntos que devem cair no Enem

Nos vídeos, gravados com celular, Rafael conta as histórias de forma descontraída e com animações que ajudam entender a narrativa. O projeto voltado para os clássicos é inspirado no que já vinha sendo feito por Rafael no canal "Tenho Histórias", com livros populares entre os jovens como "Crepúsculo", "Como eu era antes de você", "50 tons de cinza" e "Jogos Vorazes".

Confira um dos vídeos do youtuber ("spoiler alert"):