BAZINGA!

5 filmes na Netflix para estudar grandes conflitos bélicos e sociais

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 01/09/2016 às 14:15
O Menino do Pijama Listrado FOTO:

As guerras e conflitos sociais estão entre os temas mais retratados pelo cinema e marcam presença nas questões de História do vestibular. Filmes e documentários do gênero são um ótimo material para complementar os estudos e consolidar uma visão crítica sobre o assunto.

LEIA MAIS

Fera, seja bem-vindo à nova temporada do Blog Vestibular NE10

Terceiro simulado da Hora do Enem é realizado neste sábado

Confira dicas e relatos de quem se prepara por conta própria para o vestibular

Então prepare o lanche e não esqueça o caderno de anotações para conferir as cinco sugestões que reunimos para você! Dá uma olhada:

1 - O menino do pijama listrado (2008)

A trama se passa quase toda em um campo de concentração nazista, durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945). O filme retrata os horrores do holocausto a partir da amizade de Shmuel (Jack Scanlon), uma criança judia, e Bruno (Asa Butterfield), filho de um oficial nazista alemão.

2 - Democracia em preto e branco (2014)

Dirigido pelo cineasta Pedro Asberg, o documentário mostra como o futebol e a música brasileira contribuíram com a mudança de rumo na política do País a partir de 1982 - ano em que a ditadura militar completou 18 anos.

3 - O coração corajoso de Irena Sendler (2009)

O filme, baseado em fatos reais, é inspirado na vida da assistente social polonesa Irena Sendlerowa (Anna Paquin), que arriscou a vida por 2.500 crianças. Ela as ajudou a fugir do Gueto de Varsóvia, confinamento de judeus estabelecido pela Alemanha Nazista na Polônia.

4 - Hiroshima: BBC History of World War II (2005)

O documentário britânico dirigido por Paul Wilmshurst mostra o desenrolar político e científico do projeto que culminou no bombardeio da cidade japonesa de Hiroshima. A obra conta com imagens de arquivo e depoimentos de sobreviventes que relatam as consequências devastadoras do ataque nuclear que determinou o fim da Segunda Guerra Mundial.

5 - Mandela, luta pela liberdade (2007)

A África do Sul da década de 60 é o cenário, sob o regime de segregação racial conhecido como "Apartheid". Sul-africano, branco e falante do dialeto Xhosa, o agente penitenciário James Gregory (Joseph Fiennes) aceita ser transferido para a Ilha Robben. Lá, deve interceptar as correspondências dos líderes do Congresso Nacional Africano (CNA) encarcerados, entre eles Nelson Mandela. O partido lutava contra o apartheid  e o trabalho faz com que Gregory olhe a causa  de uma outra forma.