UPE

Professora do GGE aprova tema de redação do SSA3 2016

Isabelle Figueirôa
Isabelle Figueirôa
Publicado em 22/11/2015 às 10:29
"O tema proposto foi claro, atual e permite ao candidato explorar diversas áreas", disse Katilini Oliveira
"O tema proposto foi claro, atual e permite ao candidato explorar diversas áreas", disse Katilini Oliveira FOTO: "O tema proposto foi claro, atual e permite ao candidato explorar diversas áreas", disse Katilini Oliveira

Imagem da professora Katilini Oliveira. Foto: arquivo pessoal "O tema proposto foi claro, atual e permite ao candidato explorar diversas áreas", disse Katilini Oliveira

A professora de redação do Colégio GGE, Katilini Oliveira, aprovou o tema da redação da terceira etapa do vestibular seriado da UPE, o SSA3. De acordo com ela, o tema “A ciência e a esperança no futuro” é bastante claro, atual e permite ao candidato explorar diversas áreas, como medicina, educação, comunicação, serviços em geral etc.

» “A ciência e a esperança no futuro” é o tema da redação do SSA3 2016 

"O tema não é filosófico, não é para discutir ciência, mas sim as implicações positivas que ela tem trazido para a sociedade", explica Katilini. "O texto de apoio diz que a ciência só trouxe benefícios, então o fera tem que tomar muito cuidado em discordar disso para não fugir ao tema", acrescentou. "O texto de apoio não está lá por nada, é um texto significativo. Ele vai dar um norte", conclui.

A professora relembra que a UPE tinha tradição em sugerir temas muito filosóficos e metafóricos. De duas edições para cá, a universidade deixou de propor duas temáticas e, seguindo a tendência encabeçada pelo Enem, passou a exigir dos feras uma reflexão em cima de temas sociais.

"A folha de orientação da UPE oferece uma lista com os critérios de anulação da prova, e as exigências são iguais às do Enem. A única diferença é que a UPE não exige uma proposta de intervenção", reforça Katilini.