ENEM

"Inep estava devendo um tema sobre a mulher e pagou bem pago", comemora professora de redação

Isabelle Figueirôa
Isabelle Figueirôa
Publicado em 25/10/2015 às 13:57
"O tema proposto foi claro, atual e permite ao candidato explorar diversas áreas", disse Katilini Oliveira
"O tema proposto foi claro, atual e permite ao candidato explorar diversas áreas", disse Katilini Oliveira FOTO: "O tema proposto foi claro, atual e permite ao candidato explorar diversas áreas", disse Katilini Oliveira

Imagem da professora Katilini Oliveira. Foto: arquivo pessoal "A prova de ontem acabou plantando a sementinha no candidato sobre o tema", disse Katilini Oliveira

"Eu acordei hoje cantando 'Pagu', de Maria Rita", exaltou a professora de redação do Colégio GGE, Katilini Oliveira. Vibrando com o tema proposto neste Enem 2015 (A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira), a professora disse que o "Inep estava devendo um tema sobre a mulher e pagou bem pago".

Segundo ela, os alunos do GGE debateram sobre o tema durante toda a 3ª unidade. "Eu trabalhei sobre violência física e moral contra a mulher e abordamos o tema da segregação feminina em vagões de trem no Brasil", comemorou.

"Esse é infelizmente um tema atualíssimo e, embora o Brasil tenha uma lei que protege as mulheres [a Lei Maria da Penha], o índice de violência contra nós ainda é muito grande", disse Katilini.

Hoje pela manhã, no grupo do WhatsApp que a professora tem com os alunos do 3º ano, ela sugeriu aos feras refletirem sobre a temática da violência contra as mulheres. "A prova de ontem acabou plantando a sementinha no candidato que poderia associar a identidade de gênero abordada na questão com o possível tema da redação", comentou.

Imagem de questão do Enem 2015. Foto: reprodução Facebook Prova do Enem 2015 com destaque para questão que aborda identidade de gênero. O gabarito não é o oficial

Embora ainda não tenhamos acesso à prova, é possível imaginar que os textos motivadores abordem as violências física e moral. O fera, portanto, deve se basear nestes textos, pois são eles que devem direcionar a produção da redação.