ENEM

Albert Einstein e a equação mais famosa do mundo

Isabelle Figueirôa
Isabelle Figueirôa
Publicado em 03/10/2015 às 10:28
einstein-748 FOTO:

Imagem de Einstein. Foto: divulgação Albert Einstein desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos pilares da física moderna

O destaque deste sábado (3) no Blog Vestibular NE10 é um pensamento do físico Albert Einstein, que desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos dois pilares da física moderna - ao lado da mecânica quântica.

Filho de judeus, Einstein nasceu na Alemanha, em 1879. Na infância, teve dificuldades para se expressar através da fala e era lento para aprender. Nos primeiros anos escolares, Einstein não se destacava nem pelas notas nem pela regularidade com que ia à escola.

Aos nove anos passou a se interessar por geometria e álgebra. Aos doze, tornou-se um autêntico gênio das matemáticas. Em 1900, aos 21 anos, conseguiu graduar-se no Instituto Politécnico de Zurich, com as mais altas notas.

Cinco anos depois publicou Annalen der Physik, trabalhos sobre eletrodinâmica, as dimensões moleculares, equivalência entre a massa inerte e a energia, o fenômeno fotoelétrico e os primeiros esboços sobre a Teoria da Relatividade. É dele a conhecida fórmula E=mc², que foi chamada de "a equação mais famosa do mundo", anunciando a equivalência massa-energia.

Recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1921. Foi perseguido pelo regime nazista, mudando-se para os EUA em 1933. Morreu aos 76 anos em decorrência de um aneurisma.