ENEM

Saiba as diferenças entre os cursos da área de informática

Isabelle Figueirôa
Isabelle Figueirôa
Publicado em 08/09/2015 às 12:32
Entenda as particularidades entre ciência da computação, engenharia da computação, licenciatura em computação e sistemas de informação
Entenda as particularidades entre ciência da computação, engenharia da computação, licenciatura em computação e sistemas de informação FOTO: Entenda as particularidades entre ciência da computação, engenharia da computação, licenciatura em computação e sistemas de informação

Ilustração: internet Entenda as particularidades entre ciência da computação, engenharia da computação, licenciatura em computação e sistemas de informação

Muitos jovens interessados por tecnologia, informática e computador não sabem exatamente que curso fazer justamente porque desconhecem a diferença entre as graduações na área. Ciência da computação, engenharia da computação, licenciatura em computação e sistemas de informação, qual escolher? Entenda as diferenças básicas entre cada uma delas.

O curso de ciência da computação é o mais antigo do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para o diretor André Santos, "é um curso que abrange tanto a parte de desenvolvimento de sistema e programação, como a parte conceitual de matemática e algoritmo".

O foco da engenharia da computação é "desenvolver tecnologias para criar dispositivos, criar coisas para funcionar à base de um sensor. É mais ligado à máquina", explicou André Santos. Já sistemas de informação segue a linha de projetos de sistemas que vão armazenar, organizar e analisar dados. Como exemplo, Santos elenca sistema de banco, sistemas de gestão hospitalar ou de empresas em geral. As três opções são oferecidas pelo CIn.

Para quem pretende ensinar na área de computação e trabalhar em escolas ou cursos de informática, a escolha da gradução deve ser a licenciatura. No Estado, apenas a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) oferece esse curso. Leia mais detalhes sobre cada uma:

» Ciência da computação

O curso estuda os conceitos e teorias da computação, oportunizando formação em áreas como estruturas de informação, algoritmos, linguagens de programação, desenvolvimento e análise de sistemas.

O profissional de ciência da computação é habilitado a desenvolver sistemas de software e hardware utilizando metodologias e técnicas avançadas para resolver problemas reais, aplicando soluções que envolvam computação, independente de qual seja o ambiente (comercial, industrial ou científico). Tem um forte embasamento em fundamentos matemáticos e em cálculo.

O curso permite tanto qualificar pessoal para atuar nas áreas mais tradicionais da informática, como a formação de profissionais capacitados para o desenvolvimento de aplicações e metodologias em áreas de pesquisa da ciência da computação.

» Engenharia da computação

São muitas as semelhanças entre esta graduação com a ciência da computação - alguns países, inclusive, não fazem a distinção entre ambas. No Brasil, porém, o curso é diferenciado do primeiro por se destacar no projeto, desenvolvimento e implementação de equipamentos e dispositivos computacionais.

De forma prática, é uma área que trabalha mais com hardware - enquanto ciências da computação dá prioridade ao software - , o que a torna, até certo ponto, também semelhante a cursos como engenharia elétrica.

O profissional se torna apto a projetar e a implementar tecnologias de hardware e software em equipamentos, como por exemplo, o desenvolvimento de um novo chip, de um sistema de comunicações ou de um sistema de automação inteligente.

» Sistemas de informação

O curso visa integrar o conhecimento das áreas de informática e administração para que o graduado possa atuar com as novidades tecnológicas na solução de problemas organizacionais de empresas de diversos portes e setores.

É direcionado para o planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação e automação. O estudante recebe preparo para ter entrada mais "direta" no mercado para atuar tanto no desenvolvimento de software quanto em atividades relacionadas, como suporte.

O profissional atua em empresas e organizações que utilizem sistemas tecnológicos na condução de negócios e projetos. Um amplo campo de atuação é possível através do desenvolvimento de três competências básicas: gestão, tecnologias da informação e comunicação, e relações humanas.

» Licenciatura em computação

No Brasil, a licenciatura é uma das mais recentes habilitações da área de computação. O curso confere aos egressos o grau de licenciado, possibilitando a atuação em especial no ensino da computação ou em outras funções na área da informática.

O exercício profissional pode se dar como docente em escolas de ensino fundamental, médio ou técnico, cursos de informática, treinamento corporativo ou em pesquisa acadêmica. Há muitos licenciados em computação, porém, seja por afinidade pessoal ou por tendências do mercado de trabalho, que seguem carreira como programadores, analistas de sistemas e gerentes de projetos de TI.