ENEM

Hábitos de estudo para o vestibular

Isabelle Figueirôa
Isabelle Figueirôa
Publicado em 04/09/2015 às 12:40
Alunos das áreas de saúde, humanas e exatas contam sobre sua rotina de aulas e cursinhos
Alunos das áreas de saúde, humanas e exatas contam sobre sua rotina de aulas e cursinhos FOTO: Alunos das áreas de saúde, humanas e exatas contam sobre sua rotina de aulas e cursinhos

Assim como na família Felidae há espécies que caçam de dia e outras à noite, na família Hominidae da espécie "Homo sapiens vestibulandus" há feras com variados hábitos de estudo.

Enquanto alguns preferem ter uma boa noite de sono e acordar dispostos para os estudos, outros, porém, rendem mais à noite - e até de madrugada.

Imagem da aluna Rafaela. Foto: Marcelo Petego/ divulgação Rafaela Hipólito, de 17 anos, vai tentar uma vaga para o curso de enfermagem na UFPE

A jovem Rafaela Hipólito, de 17 anos, fera do Colégio Vera Cruz, vai tentar uma vaga para o curso de enfermagem na UFPE e já virou noite debruçada sobre os livros. "Gosto muito de estudar e às vezes me empolgo, principalmente quando o assunto é de biologia", disse. Ela, que também vai se inscrever para educação física na UPE, tem uma rotina intensa de estudo. "De manhã estou no colégio, às terças fico lá em horário integral, nos outros dias faço cursinho de todas as matérias. Chego em casa umas 18h, tomo banho, descanso uma meia horinha e vou revisar os assuntos até umas 22h", explicou.

Imagem do aluno André. Foto: Marcelo Petego/ divulgação Fera de jornalismo, André Costa "sente pressão por todos os lados"

André Costa estuda com Rafaela e também sente pressão por todos os lados, "em casa, no colégio, com os amigos". Ele é candidato ao curso de jornalismo e faz isoladas de matérias conhecidas como específicas da área de humanas (geografia, história, português e literatura). Ele prefere estudar sozinho, mas depois se reúne com os colegas para conversar sobre os assuntos. "É sempre bom para debater e tirar dúvidas", completa.

Foto: Marcelo Petego/ divulgação Aline Chagas acredita que o ideal é revisar o conteúdo diariamente

Apesar de já ter passado a madrugada estudando para um simulado, Aline Chagas, 17, acredita que o ideal é revisar o conteúdo diariamente para não ter necessidade de perder horas de sono. Fera do curso de engenharia do Vera Cruz, ela decidiu matricular-se também no cursinho intensivo para o Enem no mesmo colégio, que acontece às segundas e quartas.