ENEM

Estudar em grupo estimula aprendizagem e valores humanos

Isabelle Figueirôa
Isabelle Figueirôa
Publicado em 04/09/2015 às 11:53
arthur-grupo478 FOTO:

Imagem de alunos estudando em grupo. Foto: Isabelle Figueirôa/NE10 O estudo com os colegas estimula a lidar com valores humanos e respeitar as limitações de cada um

Fazer resumo, grifar texto, responder questionário em voz alta ou, simplesmente, prestar atenção nas aulas. Inúmeras são as técnicas de aprendizagem que cada fera adota, mas uma delas é sempre colocada em xeque: estudar em grupo.

Psicopedagogos e professores são unânimes na importância do estudo em grupo, mas enfatizam que organização e disciplina são imprescindíveis para um bom resultado. O estudo com os colegas estimula os jovens, inclusive, a lidar com valores humanos e respeitar as limitações de cada um.

O jovem Arthur Abreu, de 17 anos, é aluno do 3º ano do Colégio GGE, e defende os grupos de estudo, principalmente quando é ele quem direciona o debate. "Prefiro estudar para dar aula do que estudar por estudar", esclarece. Ele, que vai tentar uma vaga para engenharia mecânica na UFPE e na UPE, reúne-se com os amigos às sextas-feiras para revisar os conteúdos de física, sua matéria preferida.

Imagem de alunos estudando em grupo. Foto: Isabelle Figueirôa/ NE10 "Estudar com os amigos precisa ter algumas regras", defende o fera de engenharia Arthur Abreu

Estudar com os amigos, porém, precisa ter algumas regras. "Acima de tudo, foco. É essencial também que todos já tenham estudado o conteúdo para a gente tirar apenas as dúvidas. Não adianta participar desse grupo só por desencargo de consciência", defende o fera.

Imagem da aluna Hilka Marcela. Foto: Isabelle Figueirôa/ NE10 A jovem Hilka Marcela, que vai tentar uma vaga para medicina, prefere estudar sozinha

Já a colega dele Hilka Marcela, 17, prefere estudar sozinha. "Eu praticamente moro aqui [no GGE]. Tenho aulas de manhã, às segundas o estudo é integral e nos outros dias fico na sala de estudo das 15h às 20h30", relata a candidata a uma vaga em medicina na UPE e UFPE.

Hilka, porém, não abre mão de tirar dúvidas com outros colegas que estudam sozinhos. "A gente estuda nas mesas individuais, mas quando surge alguma dúvida, a gente se reúne para estudar junto", completa.

BENEFÍCIOS - A linguagem usada entre os estudantes, muitas das vezes, é mais fácil de ser compreendida do que a linguagem utilizada pelo professor. Dessa maneira, o estudo em grupo torna-se um diferencial na aprendizagem de cada disciplina. Os professores lembram que o ideal é ter uma reunião constante uma vez por semana, por exemplo. Formar grupos de estudo antes da prova não é o ideal, já que estudar em cima da hora é um risco ao surgimento de mais dúvidas, alertam os docentes.

Ilustração: Bruno Carvalho/ NE10