ENEM

Prouni, Fies, Sisu, Enem: entenda as siglas da educação superior no Brasil

Isabelle Figueirôa
Isabelle Figueirôa
Publicado em 01/09/2015 às 11:07
Entenda as siglas usadas pelo Ministério da Educação (MEC)
Entenda as siglas usadas pelo Ministério da Educação (MEC) FOTO: Entenda as siglas usadas pelo Ministério da Educação (MEC)

siglas-mec748 Entenda as siglas usadas pelo Ministério da Educação (MEC)

Você sabe a diferença entre Prouni e Fies? E qual a relação entre o Enem e o Sisu? O blog de Vestibular NE10 esclarece as principais características de cada uma dessas siglas.

ENEM - Método utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para analisar o aprendizado de estudantes do ensino médio em todo o Brasil. Com a criação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o exame deixou de ser apenas uma ferramenta de observação da educação no Brasil e tornou-se o principal meio de ingresso em diversas instituições públicas de ensino superior. Em Pernambuco, aderiram o Enem como única forma de ingresso a UFPE, UFRPE, Univasf, IFPE e, mais recentemente, a UPE.

SISU - Criado em 2010, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) visa promover o ingresso de estudantes em instituições públicas de educação superior. O pré-requisito para se inscrever é ter participado do Enem e obter nota acima de zero na prova de redação. A pontuação mínima que o estudante deve tirar no Enem para entrar em um curso varia conforme a edição do SiSU e a concorrência de cada curso. Após a divulgação das notas do Enem, o estudante entre no site do SiSU para se candidatar a uma das vagas disponíveis.

PROUNI - É um programa do MEC, criado em 2004, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato - egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola - deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Para participar, é preciso ter feito o Enem do ano anterior e obtido no mínimo 450 pontos e nota acima de zero na redação.

FIES - O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Podem se inscrever candidatos que não tenham concluído curso superior, possua renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até dois e meio salários mínimos, e tenha participado de alguma das edições do Enem a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação que não seja zero. Após a formatura, o aluno tem um tempo específico para pagar o crédito.